sábado, 17 de julho de 2010

Sociedade Digital

A informática está presente em todas as esferas da vida humana na atualidade, hoje é difícil não estar logado a um sistema seja bancário, previdenciário, enfim parece que o ser humano virou um código binário, tudo com login e senha, as pessoas tem amigos virtuais e por que não amores virtuais, cada vez mais e fica a mercê de uma máquina. O computador já virou um eletrodoméstico presente na maioria das casas pelo mundo, e a Internet como se fosse água e luz, ou seja, indispensável para o homem.

Hoje se o individuo não tem acesso a grande rede ele é considerado pelos demais um alien, assim mesmo como não possuir um celular, falando nisto para que os outros precisem saber onde esta e o que esta fazendo o tempo todo, tem pessoas que já não conseguem ficar alguns minutos sem o celular, e acabar a bateria ou ir para onde não tem sinal e como ficar sem respirar uma sensação de vazio e pânico total que já a aumentar as batidas do coração e faz a pressão de muitos subir.

A grande rede pode ser considerada uma teia, pois aprisiona os usuários como moscas indefesas em seu fascínio fazendo com que se esqueçam do mundo real e passe a viver no virtual, como se fosse um droga que da prazer mas faz com que sua mente fique presa naquilo de tal forma que é melhor fazer sexo virtual, chegar a um orgasmo on é mais estimulante do que na realidade cruel e sujeita a riscos incômodos da vida real.

Para que ir ao cinema se pode baixar todo o filme antes de ser lançado, ou para que comprar um CD se hoje num pen-drive pode se ter toda a discografia de uma banda em um aparelho minúsculo que ao conectar no computador mostra todo o seu poder de expansão da tecnologia. Para que ler um livro de 400 páginas se pode ver a sinopse comentada pelo autor em sites e fóruns criados especificamente para aquele livro. A internet tem o poder de massificar tudo que está fora dela e transpor para a tela do computador, mas quem faz isto não é homem? Sim, mas ele perde sua identidade como indivíduo e passa ser usuário de um sistema programado destinado a varias coisas que não se sabe onde ira parar. A internet tornou-se indispensável de tal forma que não há como mais viver sem ela, pois já faz parte do cotidiano da massa.

Com a população dos paises cada vez mais conectada, coisas corriqueiras estão ficando cada vez mais estranhas, por exemplo, para que mandar uma carta a alguém se pode mandar um e-mail ou torpedo do celular. Pra que ligar para pessoa se pode falar com ela via Messenger e ate vê-la pela webcam. Causa estranheza nas pessoas falar nesse tipo de coisa, lhe olha como um louco ao fazer estes métodos retrógrados de comunicação.

Celular é um caso a parte no uso de novas tecnologias quando lançado mais parecia um walk-talk de tão grande e pesado e com a única função fazer chamadas, com o avanço da tecnologia diminui seu tamanho e aumentou sua gama de funções, manda e recebe mensagens, tira fotos, filma, conecta ao computador, redistribuir para outros aparelhos as músicas neles contidas através do seu sistema de Bluetooth, ou seja, fazer a ligação se tornou a coisa mais insignificante que o celular pode fazer por você. Como toda novidade há um receio ao utilizá-la com as novidades dos celulares, não há? Todos procuram os mais recentes lançamentos e se não conseguem o original partem para o similar, mas não deixam de ter em mãos o fruto dos seus desejos, acaba virando uma representação de status ter os últimos lançamentos do mercado, pois acaba por despertar o sentimento de inveja nos demais que mesmo hoje com toda tecnologia o ser humano não a perde sempre querendo causar inveja no outro.

O que não dizer das redes sociais quanto mais amigos se tem, mais está causando inveja nos outros, mas vão ver quantos daqueles amigos virtuais são reais, a pessoa conhece de fato. Como tudo na Internet o mundo lança e o brasileiro integra tanto isto no seu cotidiano que acaba sendo a maioria em todas essas redes. A Internet é forma mais poderosa de comunicação que o homem inventou, pois consegue convergir todas as demais como a literatura, música, cinema e fotografia num único meio ao alcance de todos através de um simples click no mouse.

Hélio Ferreira é jornalista e professor de informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário