terça-feira, 26 de outubro de 2010

A influência da Internet no Jornalismo


Por Fábio Silva de Oliveira
       
         A internet, ferramenta que instituiu de vez a era da informação,  é cada vez mais presente em nossas vidas. Entre universitários e profissionais da área de comunicação, especificamente no jornalismo, ela tem um lugar de destaque, pois é alvo de críticas e elogios. Tem quem vê esse importante meio de comunicação como algo prejudicial aos jornalistas e estudantes comunicação, pois a facilidade de publicar textos noticiosos ou não, na internet é muito fácil e torna qualquer pessoa em um jornalista em potencial, e isso pode banalizar a profissão. Mas, também há os que vêm nela um refúgio para o jornalista. Onde se podem expressar opiniões com liberdade, sem influência nem interferência das empresas jornalísticas. Pretende-se, com esse texto, mostrar esses dois pontos de vistas em relação à internet como ferramenta de trabalho para o jornalista.

         Existem profissionais resistentes quanto ao uso do mais novo meio de comunicação. Estes acreditam que a internet pode interferir de modo negativo no campo de trabalho do profissional de comunicação, reduzindo o número de funcionários nas redações das empresas jornalísticas. Hoje, pode-se manter um portal de notícia, ou blog, na internet com uma quantidade pequena de funcionários. A confiabilidade da noticia, na web, também fica ameaçada, pois não há necessidade de ser jornalista para noticiar ou opinar sobre um determinado fato. Além disso, podem surgir muitas especulações falsas em torno da notícia, o que pode deixar o leitor confuso. Esses fatores podem contribuir para a banalização não só da notícia, divulgada pela internet, como também do profissional de jornalismo.

         Há também os que têm uma perspectiva mais otimista sobre esse veiculo de informação. Acreditam que a internet é o mais novo campo de serviço para o jornalista, espaço onde tem lugar para todos os profissionais, independente da mídia em que já atuam ou que se pretende atuar. Uma oportunidade a mais para o jornalista. Lugar onde ele está livre para manter seus pensamentos livres de influência da grande mídia ou de qualquer outro tipo de interferência,, seja lea financeira ou politica.fers de influe ele est tem lugar para todos os profissionais, independente da midia  seja ela financeira ou política. Para o estudante, ela é indispensável. A web torna-se um ambiente ideal para o aprendizado, onde se pode praticar jornalismo ainda nos primeiros anos de faculdade, pois a tendência das mídias tradicionais - TV, rádio, impresso - é migrar para ela.

         Entre todas as mídias a internet é, sem dúvida, o espaço mais democrático. As principais características dela são: a velocidade de divulgação e a possível interação entre o produtor da notícia e o receptor. Entretanto, se faz necessário que o profissional da comunicação, ao trabalhar nesse ambiente, seja ético e saiba fazer bom uso dessa ferramenta. Aos jornalistas de longa data, que ainda não se adaptaram e tem receio da internet, cabe aceitar, conhecer melhor essa nova ferramenta de trabalho e adaptar-se da melhor maneira possível. Aos acadêmicos da comunicação, esta é uma importante ferramenta que pode ser utilizada como laboratório para a prática no exercício da profissão e fica o desafio de criar uma linguagem própria para a tecnologia aqui apresentada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário