quarta-feira, 21 de julho de 2010
Documentário na Cultura
Al Capone, Ku Klux Klan, Cotton Club, todos símbolos históricos de um período misto de ascensão e queda financeira dos EUA, ressurgem no filme 1929: O ano da quebra da Bolsa de Nova Iorque. Vai ao ar nesta quarta (21/7), às 22h, na TV Cultura. Para mais informações Clique Aqui.
"O documentário é tão rico no pesquisa que até resgata um pronunciamento do então presidente americano Franklin quesito Delano Roosevelt, responsável por insuflar de esperança a população do seu país ainda atormentada pela grande depressão de 1929."
segunda-feira, 19 de julho de 2010
Multado por pedir voto pelo Twitter
5 mil reais, foi o valor da multa aplicada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) à indio da Costa (DEM), deputado carioca e vice na chapa do candidato a presidente José Serra (PSDB), por propaganda eleitoral antecipada pelo Twitter. Veja a matéria completa clicando aqui.
Fonte: Portal Imprensa
domingo, 18 de julho de 2010
Abertas as Inscrições para o FestCine Goiânia 2010
sábado, 17 de julho de 2010
Sociedade Digital
Hoje se o individuo não tem acesso a grande rede ele é considerado pelos demais um alien, assim mesmo como não possuir um celular, falando nisto para que os outros precisem saber onde esta e o que esta fazendo o tempo todo, tem pessoas que já não conseguem ficar alguns minutos sem o celular, e acabar a bateria ou ir para onde não tem sinal e como ficar sem respirar uma sensação de vazio e pânico total que já a aumentar as batidas do coração e faz a pressão de muitos subir.
A grande rede pode ser considerada uma teia, pois aprisiona os usuários como moscas indefesas em seu fascínio fazendo com que se esqueçam do mundo real e passe a viver no virtual, como se fosse um droga que da prazer mas faz com que sua mente fique presa naquilo de tal forma que é melhor fazer sexo virtual, chegar a um orgasmo on é mais estimulante do que na realidade cruel e sujeita a riscos incômodos da vida real.
Para que ir ao cinema se pode baixar todo o filme antes de ser lançado, ou para que comprar um CD se hoje num pen-drive pode se ter toda a discografia de uma banda em um aparelho minúsculo que ao conectar no computador mostra todo o seu poder de expansão da tecnologia. Para que ler um livro de 400 páginas se pode ver a sinopse comentada pelo autor em sites e fóruns criados especificamente para aquele livro. A internet tem o poder de massificar tudo que está fora dela e transpor para a tela do computador, mas quem faz isto não é homem? Sim, mas ele perde sua identidade como indivíduo e passa ser usuário de um sistema programado destinado a varias coisas que não se sabe onde ira parar. A internet tornou-se indispensável de tal forma que não há como mais viver sem ela, pois já faz parte do cotidiano da massa.
Com a população dos paises cada vez mais conectada, coisas corriqueiras estão ficando cada vez mais estranhas, por exemplo, para que mandar uma carta a alguém se pode mandar um e-mail ou torpedo do celular. Pra que ligar para pessoa se pode falar com ela via Messenger e ate vê-la pela webcam. Causa estranheza nas pessoas falar nesse tipo de coisa, lhe olha como um louco ao fazer estes métodos retrógrados de comunicação.
Celular é um caso a parte no uso de novas tecnologias quando lançado mais parecia um walk-talk de tão grande e pesado e com a única função fazer chamadas, com o avanço da tecnologia diminui seu tamanho e aumentou sua gama de funções, manda e recebe mensagens, tira fotos, filma, conecta ao computador, redistribuir para outros aparelhos as músicas neles contidas através do seu sistema de Bluetooth, ou seja, fazer a ligação se tornou a coisa mais insignificante que o celular pode fazer por você. Como toda novidade há um receio ao utilizá-la com as novidades dos celulares, não há? Todos procuram os mais recentes lançamentos e se não conseguem o original partem para o similar, mas não deixam de ter em mãos o fruto dos seus desejos, acaba virando uma representação de status ter os últimos lançamentos do mercado, pois acaba por despertar o sentimento de inveja nos demais que mesmo hoje com toda tecnologia o ser humano não a perde sempre querendo causar inveja no outro.
O que não dizer das redes sociais quanto mais amigos se tem, mais está causando inveja nos outros, mas vão ver quantos daqueles amigos virtuais são reais, a pessoa conhece de fato. Como tudo na Internet o mundo lança e o brasileiro integra tanto isto no seu cotidiano que acaba sendo a maioria em todas essas redes. A Internet é forma mais poderosa de comunicação que o homem inventou, pois consegue convergir todas as demais como a literatura, música, cinema e fotografia num único meio ao alcance de todos através de um simples click no mouse.
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Dinheiro
sábado, 10 de julho de 2010
3ª Mostra Luta
sexta-feira, 9 de julho de 2010
O Arquivo de Ivan
Curta premiado
O que seria do cinema sem seus abnegados colecionadores e incansáveis catalogadores? Eles que salvaram tantas obras primas e tantas histórias incríveis do mais puro esquecimento...
De Fábio Rogério | 2008 | 15 min
Para maiores informações, clique aqui.
Fonte: Porta Curtas
Comentário
Gostei do assunto abordado nesse documentário, mostra um hobby interessante. Ivan, mais que um fã de cinema, é um colecionador de sonhos. Demostra ser apaixonado pela arte técnica da catalogação. Um verdadeiro bibliotecário da vida. Não é simplesmente catalogar informação para formar um imenso arquivo. Ivan, demonstra o entusiasmo e paixão que tem pela busca da informação, que o torna em bilioteca viva.
Poemas
O mundo que eu quero
Por um momento, eu queria fugir.
Escapar de algum modo de,
Tudo que faz sofrer
Eu queria esquecer
Esquecer esse mundo que me rodeia,
As pessoas que fingem que tudo
É normal
E por um momento, tentar ser eu.
Buscar em outros lugares
Um lugar pra mim,
Porque eu sou assim
E não sou hipócrita, em querer,
Ficar nesse mundo que me sufoca
Eu quero sair daqui, buscar,
A felicidade que sonhei pra mim
Onde as pessoas não queiram me sufocar,
Quero um mundo que saiba amar
Karita Carvalho é jornalista e poeta.
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Eleições
Prostituição
E neste mercado da prostituição masculina surgem os garotos de programa específicos para o publico gay que na maioria não assumem sua orientação perante a sociedade e usa do serviço destas pessoas. Como o comum são os prostíbulos com mulheres os garotos têm na Internet seu prostíbulo virtual dentro das salas de bate-papo das cidades. Outro grande nicho dentro do mercado do sexo são os travestis, muitos são exagerados em seu esteriotipo quase sempre são humilhadas pelos clientes e pela sociedade que não aceita um homem travestido de mulher.
Pelo fato de estarem sendo pagos os prostitutos tem que fazer sexo com todo tipo de pessoas, muitas das vezes com a falta da higiene pessoal e com os mais bizarros fetiches sexuais.
Em cidades pequenas e do interior a prostitutas e travestis ficam nas rodovias perto dos postos de gasolina onde tem sua maior clientela nos caminhoneiros que ali param para abastecer e descansar, como muitos não se precavine contra doenças sexualmente transmissíveis acabam passando para as suas esposas diversas doenças totalmente evitadas com o uso do preservativo, e outro agravante que a maioria transa com os travestis e quando contaminados não admitem que transem com eles.
Como se percebe sempre haverá publico e as pessoas dispostas a vender seu corpo por dinheiro, portanto devem se procurar métodos para proteger quem pratica e quem utiliza o serviço, se a pessoa quer viver a “vida fácil” com dizem é necessário estar fazendo exames periódicos para averiguar sua saúde e se proteger nas relações e não aceitar um dinheiro a mais por não fazer uso do preservativo como é comum muitos homens pedirem para as mulheres ainda mais para uma prostituta que ele esta pagando e esta ali para satisfazê-lo. Todos têm o livre arbítrio para fazer o que quiser de sua vida se prostituir é uma escolha faça com dignidade e não sinta marginalizado pelo que faz.
Ministério da Cultura
Prêmio VivaLeitura 2010
Inscrições para a quinta edição foram prorrogadas até o dia 2 de agosto
Iniciativas de incentivo à leitura podem concorrer à premiação de R$ 30 mil para cada categoria.
As inscrições para o V Prêmio VivaLeitura foram prorrogadas até o dia 2 de agosto. A quinta edição do concurso irá premiar trabalhos em prol da leitura desenvolvidos por instituições, empresas, órgãos públicos e pessoas físicas do Brasil inteiro em três categorias, no valor R$ 30 mil cada.
A premiação é uma iniciativa dos ministérios da Cultura, da Educação e da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com patrocínio da Fundação Santillana.
São três categorias: Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; (Escolas públicas e privadas; e Sociedade: empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais. Serão selecionados cinco projetos por categoria, de acordo com critérios como originalidade, dinamismo da ação na construção da cidadania, recursos utilizados, pertinência da ação desenvolvida com a comunidade, abrangência, duração e resultados alcançados, entre outros.
As inscrições podem ser feitas pelo site: http://www.premiovivaleitura.org.br/ ou por via postal, em carta registrada, com aviso de recebimento, endereçada a:
Prêmio VivaLeitura
Caixa Postal 710377
CEP 03410-970 - São Paulo/SP
(Neila Baldi, DLLL SAI/MinC)
Literatura
|
O Casamento do Céu e do Inferno de William Blake é uma seleção dos principais textos do grande poeta e pintor inglês do século XVII, que é considerado a fonte inspiradora do movimento surrealista. Com leitura e direção de André Sena e Vítor Meireles, que compôs a trilha sonora, e os arranjos do percussivos de Sandro Souza, a apresentação segue a obra profundamente mística e filosófica do consagrado autor.
Pesquisa, seleção dos textos e concepção: Vitor Meireles.
Leitores: André Sena e Vitor Meireles.
28/07 - 15h e 20h - Teatro - Entrada Franca
Literatura
|
O Prêmio SESC de Literatura é promovido pelo SESC, e objetiva premiar textos inéditos nas categorias Conto e Romance, escritos em língua portuguesa, por autores brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil. Consulte o edital no site: www.sesc.com.br
Inscrições até 30 de setembro -14h às 22h - Gerência de Cultura
Gratuito
Música
|
A proposta do Intercâmbio Musical é promover a troca de informações entre músicos convidados e locais, estudantes e profissionais. Consiste na vinda de músicos de fora da cidade por uma semana. Nesse período serão realizados, concomitantemente, a montagem de um show desse artista com músicos locais e oficinas diárias ministradas pelo músico de fora, sendo 4 oficinas no período noturno, das 18h às 21h (de terça a sexta) e ensaios abertos. Essa ação do SESC promove uma retro-alimentação da programação, pois proporciona total integração dos músicos locais com músicos convidados, fomentando propostas em apresentação artística com um diferencial qualitativo, além disso o contato com compositores altamente qualificados. Nesta segunda edição de 2010 receberemos os músicos Marku Ribas e Amoy Ribas
Sobre Marku Ribas:
Um Mestre... um gênio musical... “um dos verdadeiros arquitetos da música brasileira": é assim que a nova geração se refere ao grande músico e compositor Marku Ribas. Sua múltipla e rica música é uma mistura de variados ritmos brasileiros com elementos afros do Caribe, samba, balanço black, jazz, entre tantas outras tendências que ele ouvia e ouve em casa. Dono de uma discografia ímpar e participações em vários trabalhos de outros artistas, seis filmes longa-metragem (dois na França e quatro no Brasil), dois documentários e muitos shows pelo mundo afora.
Sobre Amoy Ribas:
O percussionista Amoy Ribas nasceu em Brasília morou na India, Alemanha, Recife, no norte de Minas e no Rio de Janeiro e imprime em seu trabalho as várias influências pelas quais passou. A mistura de técnicas e estilos distintos é característica marcante do músico, que busca extrair todas as possibilidades sonoras dos instrumentos.
Amoy Ribas transcende o conceito da percussão como simples acompanhamento procurando novos sons no universo percussivo, o que torna sua música vibrante e propositiva, integrando-a com igual relevância aos outros instrumentos.
"Amoy, puro talento, a serviço de uma música brasileira calcada nos ritmos tradicionais e direcionada para o futuro.Frescor, beleza, sensibilidade, raça, fluem de dentro dele e de seus companheiros de trabalho." (Guinga)
Oficinas Diárias: 28 a 30/07 - 18h às 21h - CDM - Inscrições Gratuita
Apresentação: 31/07 - 20h - Jardim - Entrada Franca
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Silêncio
Poemas
Fome
Cada vez que vejo você ali passar
E nos olhos do miserável habitar,
Fome! Mas talvez, não só de comida.
Fome de saber, ter, aprender, viver.
Cada vez que ouço o soluçar
No choro da criança inocente,
Que sorri, mas sente.
Fome! Cada vez que matas tua morada
Vejo como és ingrata,
E esta sua alma insensível e cruel.
Sinto em meu ser, o amargo do seu fel!
Cada vez que a vejo passar,
Mostras em tua face.
O pavor, escárnio, rancor, ódio, repúdio e dor!
O que posso fazer, quando revela sua garra, seu poder!
Mas, resta ainda, a esperança.
A luta de viver ou talvez sobreviver!
KARITA CARVALHO é Jornalista e Poeta.