sábado, 21 de agosto de 2010

Resposta ao post: Mediocridade na universidade

Texto publicado como direito de resposta ao ensaio "Mediocridade na universidade" de Aparecido Silva. Outros comentários foram escritos à esse texto, porem não foram pulicados porque estavam anônimos.

Prezado Aparecido,
Embora apoie a Liberdade de expressão em toda e qualquer mídia, gostaria de responder ao seu comentário, por ter sido citado – ainda que não nomeadamente. Não vou aqui retrucar o juízo de valor feito por você a meu respeito, mas apenas alertá-lo de que o direito de manifestar livremente opiniões, idéias e pensamentos não nos desobriga de observar questões éticas e legais. Quanto ao atraso ocorrido na última aula da disciplina Teoria da Comunicação II, registro que a ocorrência foi eventual e por mim justificada perante a turma por razões alheias à minha vontade. Quanto à opção oferecida à turma entre a apresentação de slides ou de um filme, tenho a dizer que ambas atividades referem-se ao conteúdo da unidade I previsto no programa da referida disciplina. Como os alunos optaram pela apresentação, o filme será exibido na próxima sexta-feira, dia em que a aula tem dois horários, o que permite a exibição sem interrupções.

Atenciosamente,

Alfredo Costa
Professor mestre e jornalista profissional diplomado

Um comentário:

  1. Prezado prof. Alfredo Costa

    Primeiro quero dizer ao senhor que não atribui nenhum juízo de valor ao seu nome e não tenho nada pessoal contra a sua pessoa.
    Acontece que como acadêmico conheço meus direitos e também sei dos meus deveres e desde o semestre passado estou vendo tudo calado, pois minha indignação não vem de uma aula só, mas de um semestre inteiro esperando mudanças que não aconteceram.
    Eu não escolhi jornalismo pra ficar famoso ou denegrir a imagem de ninguém, mas sei que ser jornalista é não aceitar o que está errado, pois se eu me calo então consinto, e ai não adianta eu ficar nervoso com qualquer coisa e não lutar por mudanças, então prefiro lutar por meus direitos e da sociedade acadêmica.
    Quando não lemos ou não fazemos nossos trabalhos somos punidos com reprovação e tudo mais, então sem sombras de dúvidas se estou na sala de aula tenho que ter aula e aula de qualidade, pois todos os professores são pagos e ninguém está fazendo nenhuma caridade.
    E o senhor como jornalista que é e como acadêmico que já foi, sei que me entende e até me apóia nesse sentido, talvez não cem por cento, até por que a democracia está ai e podemos pensar diferente.
    Não é de meu interesse começar uma batalha, professor versus aluno, até por que não seria interessante para mim, afinal estou em desvantagem, espero que o senhor me entenda.
    Também não é do meu interesse liderar uma rebelião ou colocar os alunos contra a sua pessoa, mas criticarei o que estiver errado sempre e custe o que custar sem medo da verdade quando sentir ou perceber que os meus direitos estão sendo feridos, mas aplaudirei o que estiver certo e dentro do que a sociedade acadêmica necessita e precisa, pois nesse país só temos muita coisa errada por que ainda nos calamos demais diante das circunstâncias.
    Espero que possamos ter aulas dignas de uma universidade sem precisar criticar ou gritar, assim todos nós alunos e professores serão beneficiados para o bem de todos os alunos e da sociedade.

    ResponderExcluir