terça-feira, 17 de agosto de 2010

Mediocridade na universidade

O que dizer a respeito das Universidades públicas? Quantos jovens sonham com uma oportunidade de cursar
numa Universidade de renome que impunha respeito, que seus coordenadores e docentes são compromissados com o ensino e a descoberta de novos horizontes através da pesquisa e estudo das mais diversas áreas de conhecimento.

Muito bem esse é o sonho de todo aquele que almeja ir mais longe e alcançar patamares maiores na sociedade, no entanto como acadêmico em jornalismo e como bom critico, fico indignado com a forma que alguns professores tratam o ensino na universidade, alguns sequer preparam a aula, chegam à sala de aula como se esse lugar fosse um galinheiro onde todos estão dispostos a ciscar e perder tempo, bom pelo menos o galinheiro ainda tem um galo que canta mais alto e bota ordem no negócio.

Não digo todos, mas entre esses existem aqueles que tratam o ensino com total descaso, são capazes de chegar quase uma hora atrasado e quando chegam a sala de aula não sabem sequer qual vai ser a aula, ai faz uma perguntinha básica : qual vai ser o bode hoje os slides ou vamos passar um filme pra vocês analisarem como profissionais da comunicação? Hei, hei, espera ai, profissionais, como assim, não somos meros
aprendizes e estamos aqui para aprendermos? Ah ta desculpa é que foi força de expressão, desculpe mesmo é que eu não sabia.

Às vezes penso que é por que temos profissionais como esses que a educação vai de mal a pior, e sem contar que sequer imaginam o preço que cada aluno está pagando por mudar de cidade, tendo que passar por privações físicas e psicológicas, é por essas e por outras coisas que vejo uma mediocridade dentro da universidade.

Será que queremos apenas o diploma e é por isso que somos tratados assim, ou realmente existem professores medíocres e que só pensam no salário no final do mês. Precisamos refletir que tipo de profissionais seremos quando sairmos da universidade

Jornalista: Aparecido Silva

Um comentário:

  1. Prezado Aparecido,
    Embora apoie a Liberdade de expressão em toda e qualquer mídia, gostaria de responder ao seu comentário, por ter sido citado – ainda que não nomeadamente.
    Não vou aqui retrucar o juízo de valor feito por você a meu respeito, mas apenas alertá-lo de que o direito de manifestar livremente opiniões, idéias e pensamentos não nos desobriga de observar questões éticas e legais.
    Quanto ao atraso ocorrido na última aula da disciplina Teoria da Comunicação II, registro que a ocorrência foi eventual e por mim justificada perante a turma por razões alheias à minha vontade.
    Quanto à opção oferecida à turma entre a apresentação de slides ou de um filme, tenho a dizer que ambas atividades referem-se ao conteúdo da unidade I previsto no programa da referida disciplina. Como os alunos optaram pela apresentação, o filme será exibido na próxima sexta-feira, dia em que a aula tem dois horários, o que permite a exibição sem interrupções.
    Atenciosamente,
    Alfredo Costa
    Professor mestre e jornalista profissional diplomado

    ResponderExcluir