terça-feira, 31 de maio de 2011

52º Congresso da UNE

por  Dandara Morais


Irá acontecer em Goiânia o 52° congresso da UNE.


Este congresso ocorre entre os dias 13 e 17 de Julho de 2011 e a pauta principal é a eleição da nova diretoria. 


Este é o principal encontro do movimento estudantil brasileiro e reunirá milhares de jovens representantes de mais de 90% das instituições de ensino superior do país.


"Como funciona o Congresso da UNE 


Durante o CONUNE, a nova diretoria da entidade é eleita, definindo os seus rumos para os próximos dois anos. Já foram presidentes da UNE e líderes do movimento estudantil, nomes importantes na história brasileira como José Serra, Aldo Arantes, Aldo Rebelo, Lindberg Farias, Franklin Martins e Orlando Silva Jr.A eleição da UNE é realizada de forma congressual, semelhante ao que ocorre em outras entidades como OAB, CUT e CNBB. As chapas se organizam em teses que são apresentadas, discutidas e eleitas na plenária final do Congresso, no último dia do encontro. Nesse momento são votadas as propostas consensuais, divergentes e, por fim, os estudantes elegem o novo presidente e a composição da diretoria para os próximos. A diretoria é composta proporcionalmente na medida exata dos votos que cada chapa obteve na votação.Além dos delegados (estudantes eleitos nas universidades), podem participar do congresso observadores credenciados."  


Para saber como participar acesse o site da UNE, ou procure o Centro Acadêmico (CA) do seu curso ou Diretório Central   dos Estudantes (DCE) da sua universidade. 


Fique atento pois estarão decidindo o rumo do movimento estudantil para os próximos dois anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário